sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Amar e Usar ...

No famoso ensaio em que expressa o melhor da sua filosofia diáloga  _ "Eu e Tu" _ Martin Buber (Renomado e contemporaneo filósofo Judeu)  fala de dois tipos fundamentais de relação:
Num primeiro momento fala da relação "Eu - Tu", que descreve a relação de indivíduo com indíviduo, ser humano com ser humano que em ordem possuem as mesmas características pessoais.
O outro tipo fundamental de relação é a que ele chama de relação "Eu - Coisa" ou "Eu - Isso". Esse é o modo como o homem se relaciona com o mundo material dos objetos e das coisas em torno de sí.

Por dedução, podemos refletir sobre o pensamento deste filósofo Judeu e sem nenhuma dúvida dizer que o verbo "amar " deve ser a palavra apropriada para descrever o primeiro tipo de relação aqui mensionada, ou seja a relação entre pessoas.
O verbo que adequadamente descreve o segundo tipo de relação é o verbo " usar ". Isso de uma forma clara e muito simples quer dizer que devemos amar as pessoas e usar as coisas.
Essa deveria, de fato, ser a maneira correta de o homem se relacionar com o seu universo. Infelizmente, porém, frequentemente tem havido uma inversão nesta ordem, e o que claramente se percebe é que continuamente usamos as pessoas e amamos as coisas.  Ora, quando fazemos a inversão desta ordem, perdemos a noção da dignidade humana e dos valores transcendentais da vida.
Que o Senhor nos ajude a amar a pessoas ao inves de as usarmos,
e usarmos as coisas, os bens materiais ao invés de os amar.


Fiquem na paz do Senhor Jesus Cristo

Forte abraço a todos

Ev. Carlos Alberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário